Quais são os cuidados necessários ao comprar um imóvel na planta?

6 minutos para ler

Ao comprar um imóvel, alguns pontos devem ser levados em consideração, como a escolha do local do empreendimento, o tamanho do apartamento, a proximidade de centros comerciais e serviços, e se ele atende às suas necessidades e às de sua família. Afinal, a ideia é comprar um bem que sirva como investimento a longo prazo.

Por isso, é preciso ter alguns cuidados para comprar um imóvel na planta. Pensando nisso, neste texto, vamos mostrar quais são as vantagens de realizar a compra do bem ainda em construção, e como se precaver de qualquer infortúnio enquanto aguarda a sua conclusão. Continue a leitura e confira!

Quais são as vantagens e desvantagens de comprar um imóvel na planta?

Quem não gostaria de morar em um prédio novo, com o que há de mais moderno no setor da construção? Apesar de parecer um sonho, a compra de um imóvel na planta apresenta vantagens e desvantagens em relação aos já construídos.

Além de ser novo, existe a possibilidade de customizá-lo de acordo com o gosto do cliente. Também é possível encontrar preços mais em conta em regiões valorizadas, pois as construtoras querem iniciar a obra com a maior parte das unidades vendidas, fazendo caixa para executá-la.

Como desvantagens, podemos citar a demora na entrega, as mudanças nos valores a serem pagos e, até mesmo, os custos com reformas após a entrega, devido ao uso de materiais de qualidade inferior por parte da construtora. 

Quais são os cuidados para comprar um imóvel na planta?

Tenha cautela na escolha do empreendimento

O primeiro cuidado na hora de comprar um imóvel na planta é escolher bem o empreendimento. Baseie-se nas necessidades que você e sua família buscam atender com o imóvel, e veja se o valor pedido se enquadra no orçamento familiar sem causar grandes danos. Afinal, não queremos ver ninguém no vermelho por conta das parcelas do apartamento.

Lembre-se de que você está adquirindo algo que vai levar um tempo para receber. Segundo entrevista do advogado Marcelo Tadaí ao UOL Economia, o bem comprado não existe ainda, pois você está adiantando para a construtora o dinheiro para levantar o empreendimento. “O contrato de compra e venda efetivo só aparece após a entrega do imóvel”, lembra o consultor.

Por isso, evite fazer grandes planos — como entregar o apartamento atual ou planejar um casamento — com a data prometida para a entrega em mente, pois pode haver atrasos.

Pesquise o histórico da construtora para entregas de imóveis

Para evitar problemas com a entrega do imóvel, é preciso pesquisar o histórico da construtora antes de assinar o contrato. São muitos os casos de empresas que prometem os melhores serviços e, por conta de problemas financeiros ou societários, abandonam a obra, deixando os compradores desalojados.

Pesquise a construtora na internet e veja se existem reclamações em sites como o Reclame Aqui ou nas redes sociais. Converse com amigos e parentes que tenham comprado imóveis recentemente com a mesma empresa, para que digam suas impressões e experiências com ela.

Verifique o prazo de entrega prometido em contrato

Além da reputação da construtora, é importante ler com cuidado o contrato e verificar se o prazo de entrega prometido será cumprido.

É normal que aconteçam alguns atrasos, por conta de ajustes e documentações que podem demorar. Mas a obra não pode ser entregue muito tempo depois do prazo acordado.

Em reportagem ao jornal Correio Braziliense, a compradora Karine Moura lembra que fechou o contrato e depois descobriu que a construtora costumava atrasar em até três anos as suas obras. Somente com acordo na Justiça, Karine conseguiu reaver parte do dinheiro investido e comprou um já construído.

Na hora de assinar o contrato, confira se os prazos da obra estão sendo seguidos, e como a construtora pode oferecer uma atualização frequente sobre a entrega.

Faça visitas à obra

Além de procurar por informações sobre o prazo de entrega, coloque na sua rotina visitas ao local da obra, para ver se o andamento está dentro da expectativa.

Não é necessário passar todos os dias para ver o empreendimento, mas pelo menos uma ou duas vezes por mês pode ser interessante para checar o cumprimento dos prazos. Caso ainda exista um estande de vendas no local, pergunte qual é a previsão de entrega.

Atente-se à documentação necessária

Desde o início das obras, alguns documentos são necessários para mostrar que aquele empreendimento está legalizado perante as autoridades locais. Não tenha vergonha de exigir a apresentação de papéis como o registro do imóvel na Prefeitura local, o memorial descritivo da obra (que detalha todo o projeto a ser realizado) e as construções de impacto no entorno.

Antes da entrega dos apartamentos, certifique-se de que a construtora legalizou o empreendimento com o Habite-se — emitido pela Prefeitura — para que o imóvel possa receber seus compradores, sem oferecer riscos devido à construção.

Prepare-se financeiramente para as diversas etapas da obra

Comprar um apartamento na planta não se resume a pagar uma entrada e suaves parcelas enquanto espera o empreendimento ficar pronto. Mesmo com a possibilidade de um preço mais em conta do que os prontos, o imóvel na planta normalmente é vendido em etapas, que podem sofrer variações de custos e aumento de taxas.

Primeiro, o comprador dá um sinal e, em seguida, parcela o restante do pagamento. No momento da entrega das chaves, com o apartamento pronto, há um aumento no valor cobrado, que pode desequilibrar o orçamento. 

Assim, sugerimos que, antes mesmo de assinar o contrato de compra, o futuro proprietário avalie a situação de seu orçamento, e veja se as parcelas e suas variações cabem nos gastos mensais. É preciso ter sempre em mente a necessidade de um planejamento financeiro antes de comprar um imóvel.

Conte com parceiros na hora de comprar um imóvel na planta

Para que a experiência de comprar um imóvel na planta seja a melhor possível, conte com pessoas e empresas experientes no assunto. Uma imobiliária e um corretor de confiança podem lhe ajudar a ter sucesso na aquisição do bem. A imobiliária Licurana, por exemplo, é a melhor opção para quem busca um imóvel em Bombinhas, pela seriedade no trabalho e conhecimento sobre a região.

Como vimos, comprar um imóvel na planta pode ser um ótimo negócio para quem deseja fazer esse tipo de investimento. Tomando alguns cuidados durante a aquisição e construção, é possível evitar os problemas mais comuns e desfrutar plenamente de sua nova residência.

Agora que você já conhece alguns cuidados para comprar um imóvel na planta, acesse o site da imobiliária Licurana e garanta um atendimento de primeira na hora da compra!

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário