Vale a pena investir em aluguel por temporada como fonte de renda?

6 minutos para ler

O mercado de aluguel por temporada é forte no Brasil e essa prática tem sido adotada em larga escala, principalmente em regiões litorâneas, locais propícios para o veraneio. O fato é que essa modalidade de locação, além de ser uma forma de rentabilizar o investimento, oferece ao proprietário a oportunidade de usufruir de seu imóvel nos momentos que quiser.

Sendo assim, quem investe nesse setor percebe que se trata de uma alternativa de aluguel comprovadamente mais lucrativa quando comparada aos aluguéis convencionais, que se mantêm por um valor fixo por muito tempo, enquanto o aluguel por temporada tem seus valores acrescidos nos períodos de alta estação, o que significa bons negócios.

Se você pensa em investir no setor imobiliário, continue a leitura e veja se o aluguel por temporada realmente pode ser uma boa escolha!

Qual é a diferença entre temporada e hospedagem?

É importante entender a diferença entre os termos hospedagem e temporada e o que eles significam no mercado imobiliário. Para começar, não são termos sinônimos e conhecer esses conceitos é importante para entender o que diz a legislação sobre aluguel por temporada.

A locação por temporada se destina a pessoas que buscam uma residência para permanecerem por pouco tempo, com finalidades que podem variar entre lazer, trabalho, educação, tratamento de saúde, entre outros.

Esse tipo de aluguel tem um limite de permanência estipulado por lei de até 90 dias. Após esse tempo, a locação não se caracteriza mais como temporada e não será mais regida pela legislação que conduz essa modalidade de locação.

Já a hospedagem tem por característica a pernoite, ou seja, é cobrado um valor por ela e mais as taxas de serviço. O hóspede pode prolongar sua permanência, a não ser que já existam reservas para o local.

Como é o contrato?

Da mesma forma que ocorre com aluguéis convencionais, também é necessário firmar um contrato de locação no caso de aluguéis por temporada. Sendo assim, algumas informações que não podem faltar são:

  • data da entrada e saída;
  • valor do aluguel e valor de multa em caso de não cumprimento do tempo de permanência acordado;
  • obrigações do locatário.

Além disso, é muito importante que seja feita uma vistoria para registrar os móveis e itens que pertencem ao imóvel, com a finalidade de descartar qualquer divergência a esse respeito no momento em que a pessoa entregar as chaves do imóvel. 

Será que aluguel por temporada é um investimento lucrativo?

Se a aquisição for preferencialmente para investimento, com objetivos de ganhos posteriores, é importante saber se a localização do imóvel é adequada. A lucratividade com esse tipo de negócio tem a ver com a procura das pessoas pelo local, de forma que só atendendo a essa exigência será possível obter lucros.

Quem embarca nesse negócio deve, antes de mais nada, saber que as pessoas que buscam alugar imóveis por temporadas querem conforto, espaço e privacidade. Imóveis que dispõem dessas características certamente trarão lucros para o investidor.

Se seu imóvel atender às principais condições dos consumidores que buscam propriedades desse tipo, sua residência raramente ficará vaga em períodos de alta temporada. Sendo assim, escolher o melhor local e decorá-lo bem é o começo para o sucesso desse negócio.

Como diminuir os riscos da locação?

Alguns fatores preocupam quem tem interesse nesse investimento, como a garantia do pagamento e a preservação do local. É fato que muitas pessoas que alugam por temporada pensam apenas em usufruir do local e não se importam em conservá-lo e mantê-lo da mesma forma que receberam.

Para isso, existem garantias, como pagamento adiantado do aluguel e um contrato que assegure que tudo seja muito bem conservado, sob a pena de o locatário arcar com a dívida do que foi danificado. Sendo assim, é fundamental uma vistoria antes da entrega das chaves.

O que considerar ao investir em um imóvel para locação por temporada?

Chegada a hora de escolher um imóvel para começar o negócio, é essencial se atentar a alguns pontos fundamentais. Veja!

Escolha uma localização de destaque

Sabendo que isso vai custar-lhe caro, ainda assim, você terá lucro garantido com os aluguéis nas altas temporadas. Isso ocorre especialmente em cidades litorâneas, como Bombinhas, em Santa Catarina, região Sul do Brasil, onde as pessoas amam veranear, visto que a cidade conta com uma infraestrutura que agrada a todos, além, é claro, da beleza estonteante do local.

Por isso, o investidor deve ficar atento à localização do imóvel, pois é o maior atrativo para quem deseja passar algum tempo na praia. Locais bonitos, com excelente vista, bem situados e próximos ao centro são os mais cotados.

Busque por uma boa infraestrutura

Após escolher a cidade, é hora de encontrar o imóvel ideal. Vale ressaltar que, se a cidade estiver em alta, o imóvel será alugado frequentemente. Mas lembre-se de que, apesar de ter mercado para imóveis grandes e pequenos, um atributo essencial é ter uma boa infraestrutura. Por isso, faça com que o imóvel seja funcional e que atenda às expectativas do locador. Assim, a cada temporada poderá ser alugado mais rapidamente.

Pense na continuidade do trabalho

Fazer negócio com imóvel para alugar por temporada não se restringe a comprá-lo, requer uma dedicação a mais. Por isso, arrase na decoração e na arrumação, visto que o local deve ficar muito organizado para receber os viajantes ou hóspedes.

Colocar uma boa roupa de cama, toalhas, papel higiênico, sabonete, shampoo, entre outros itens é uma ótima estratégia — vai agradar de cara! São itens necessários para tornar o local mais simpático e receptivo.

Como você conferiu neste conteúdo, investir em aluguel por temporada requer conhecimentos prévios para não errar, principalmente na escolha do imóvel, que é o que vai atrair mais clientes a cada temporada. Por isso, antes de mais nada, faça uma pesquisa para saber o que seu público-alvo busca, quais são as suas prioridades e seus maiores interesses. Assim, é possível agradá-los e garantir lucratividade.

Gostou deste post? Saiba que para colocar esse seu novo projeto em ação é essencial contar com uma imobiliária bem-conceituada, com solidez no mercado e experiente. Assim, você terá assessoria tanto na busca pelo local ideal como na administração do imóvel. Então, entre em contato conosco, a Licurana Imóveis, e conte com uma grande ajuda nesse seu novo negócio.

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário